voltar ao topo
compartilhar

O sistema Isofix permite fixar mais facilmente as cadeiras para crianças. Descubra as vantagens e funcionamento!

O objetivo principal do sistema ISOFIX é evitar erros na instalação de sistemas de retenção infantil, algo que costuma ocorrer com frequência quando se instalam cadeiras com o cinto de segurança e não é seguido as indicações de instalação.

 

O que é Sistema Isofix?

O sistema é baseado em dois pontos de ancoragem na parte inferior das costas do banco do carro. Geralmente, estão disponíveis apenas nos bancos traseiros. Em alguns casos, estão escondidos atrás de capas removíveis, mas haverá um crachá Isofix no assento para ajudar a encontrá-los.

O Sistema Isofix é exclusivo para os grupos de massa 0+ e 1, as âncoras isofix são conectadas nas barras localizadas no piso ou teto do veículo, atrás do banco. Também inclui um sistema de anti rotação que podem ser tiras superiores, perna de apoio ou outros meios capazes de limitar a rotação do dispositivo de retenção(cadeirinha).

 Para prender o assento infantil ao sistema Isofix, basta pressionar os clipes da cadeira nas peças montadas no carro. Na maioria dos casos, é emitido um sinal – um indicador no assento que passa de vermelho para verde, por exemplo – para mostrar que o assento está bem instalado.

 Alguns dispositivos de retenção da linha Kiddo e Whoop acompanham uma guia de instalação para facilitar o encaixe das âncoras isofix nas barras do veículo.

 O que é o Top Tether?

Além do sistema de ancoragem em dois pontos, alguns modelos possuem um terceiro ponto de apoio superior nas costas do banco, oferecendo assim mais segurança. A ancoragem superior (Top Tether) é para evitar a rotação e o giro do dispositivo de retenção.

 

O que é Isofit?

Tanto o Isofix como Isofit fixam as cadeiras aos bancos do automóvel. A diferença está na forma de instalação: enquanto no primeiro, o Sistema Isofix utiliza as âncoras do dispositivo de retenção (cadeirinha) conectadas a barra do veículo e tira superiores ou pernas de apoio que evitam a rotação da cadeirinha. No segundo, sistema Isofit utiliza para instalação as ancoras do dispositivo conectadas a barra do veículo em conjunto com o cinto de veículo.

O sistema Isofix funciona em todos os carros?

O sistema Isofix é universal, mas nem todos os assentos infantis encaixam em todos os conjuntos de montagens Isofix. Todas as cadeirinhas da linha Kiddo e Whoop são compatíveis com o sistema universal de instalação Isofix, Mas, se preferir você pode entrar em contato com atendimento e suporte kiddo (SAC) parar tirar suas dúvidas sobre a compatibilidade de instalação com seu veículo.

 Todos os carros têm Isofix?

Os carros mais antigos não estão equipados com este sistema, mas, a maioria dos veículos lançados depois de 2013, já dispõem do mesmo.

 

 Quais as vantagens do Isofix?

A instalação da cadeirinha é mais rápida e não há grande margem para erros (se a cadeira estiver mal montada, o sistema pode sinalizar). Algumas cadeirinhas da linhaKiddo  e Whoop tem um sistema de sinaladores sonoros e ou visuais de instalação segura, os sinalizadores ficam VERDES quando sua poltrona está instalada corretamente ou VERMELHOS quando está instalada incorretamente corretamente.

 

Preparamos uma lista de cadeirinhas com sistema de instalação Isofix, Top-tether e Isofit

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *